Ativista cultural e servidor do MP é encontrado morto em apartamento no Acre
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Moisés Alencastro foi encontrado morto nesta segunda-feira (22) no apartamento onde morava
Arquivo pessoal
O ativista cultural, colunista e servidor do Ministério Público Estadual (MP-AC), Moisés Ferreira Alencastro, de 59 anos, foi encontrado morto no apartamento onde morava no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, nesta segunda-feira (22). O corpo tinha ferimentos de faca.
Moisés trabalhava há mais de 19 anos no MP-AC, tendo iniciado a carreira em meados de 2006.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O g1 apurou que o carro do colunista pela Polícia Militar (PM-AC) com os pneus furados e o porta-malas aberto na Estrada do Quixadá, região do bairro São Francisco. Não há informações ainda se alguém foi preso pela morte de Moisés.
A vítima atuava no Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MP-AC e era bastante conhecida no estado. A morte do servidor gerou repercussão e várias homenagens nas redes sociais. (Veja repercussão abaixo.)
Ainda conforme informações de amigos, Moisés foi visto pela última vez nesse domingo (21) e não deu mais notícias. Sem contato, amigos e colegas tentaram falar com ele, mas o serviço na nuvem do celular, que era compartilhado com uma amiga, sinalizou no bairro Eldorado, levantando suspeitas.
O corpo de Moisés foi encontrado após o MP-AC autorizar que a porta do apartamento fosse arrombada. Ele estava deitado na cama já sem vida.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito. A área foi isolada pela Polícia Militar e o Instituto Médico Legal (IML) chamado para recolher o cadáver. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
Polícia e amigos estiveram no apartamento da vítima nesta segunda-feira
Reprodução
Repercussão
Em nota, o MP-AC lamentou a morte do servidor e destacou que Moisés ‘desempenhou as suas atribuições com dedicação e empenho, tendo atuado, também, em outros setores do MP-AC'.
O governador Gladson Camelí também lamentou a fatalidade e divulgou, em nota, que Moisés ‘era uma pessoa muito querida na sociedade acreana, conhecido por sua alegria e espontaneidade e parte deixando um legado na cultura do estado e no colunismo social, bem como no serviço público por sua atuação como servidor do Ministério Público do Estado do Acre’.
Além do governador, outras autoridades também foram às redes sociais lamentar a morte do servidor público.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Nota na íntegra do MP-AC e do governador Gladson Camelí
Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do colunista social Moisés Alencastro, na noite desta segunda-feira, 22, em Rio Branco.
Moisés era uma pessoa muito querida na sociedade acreana, conhecido por sua alegria e espontaneidade, e parte deixando um legado na cultura do estado e no colunismo social, bem como no serviço público, por sua sua atuação como servidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
Neste momento de dor e luto, rogo a Deus que traga consolo aos seus familiares e amigos pela perda precoce e irreparável.
Ministério Público do Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor Moisés Ferreira Alencastro, ocorrido nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, em Rio Branco.
Lotado no Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Moisés Alencastro desempenhou as suas atribuições com dedicação e empenho, tendo atuado, também, em outros setores do MPAC.
Neste momento de dor, o MP acreano, em nome de seus membros e servidores, expressa solidariedade e condolências aos familiares e amigos, rogando conforto e força para enfrentar esta perda.
Rio Branco – AC, 22 de dezembro de 2025
Danilo Lovisaro do Nascimento
Procurador-Geral de Justiça
Reveja os telejornais do Acre