VÍDEO: veja como ficou clínica para dependentes químicos após incêndio com 5 mortes no DF
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Veja como ficou casa de recuperação de dependentes químicos após incêndio no Paranoá.
Um incêndio em uma casa de recuperação para dependentes químicos, na madrugada de domingo (31), deixou 5 mortos e 11 feridos; três estão em estado grave.
O local ficou destruído pelo fogo, que chegou a derrubar parte do teto (veja vídeo acima).
As imagens cedidas ao g1 pelo jornalista Renato Alves mostram o interior da sede que foi queimada. No vídeo, é possível ver cômodos cobertos por cinzas, com as paredes queimadas e sem o telhado, consumido pelo fogo.
As janelas e a porta de entrada, também filmadas, estavam com grades e os vidros quebrados. A varanda da sede tinha cinzas e pedaços do telhado e da pintura da casa no chão.
LEIA TAMBÉM:
CINCO MORTES: Quem eram as vítimas do incêndio em casa de recuperação
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mãe de interno denunciou clínica ao governo do DF duas semanas antes de incêndio; 'boas condições sanitárias', respondeu ouvidoria
Cômodos da casa de recuperação de dependentes químicos ficaram destruídos após incêndio.
Renato Alves/Divulgação
Um dos poucos cômodos não consumidos pelo fogo foi um quarto com beliches, que ficou com a grade da janela retorcida.
O Instituto Terapêutico Liberta-se fica no Núcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, no Paranoá. O estabelecimento é particular.
O diretor e proprietário da clínica, Douglas Costa de Oliveira Ramos, afirmou à polícia que a clínica funcionava, há cinco meses, sem alvará de funcionamento e sem a liberação de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Após prestar depoimento, ele foi liberado.
O incêndio
O fogo começou na sede da clínica, onde estavam cerca de 20 internos. Outros 26 ficavam em dormitórios do lado de fora. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Segundo os bombeiros, havia muita fumaça no local e chamas altas saíam pelo telhado. Os militares combateram o fogo com mangueiras com espuma.
Incêndio atingiu casa de recuperação de dependentes químicos no Paranoá
Na sede da clínica, encontraram cinco corpos carbonizados. As vítimas foram identificadas:
Darly Fernandes de Carvalho, de 26 anos; morava em Formosa, em Goiás.
José Augusto Rosa Neres, de 39 anos; morava no Paranoá, no DF.
Lindemberg Nunes Pinho, de 44 anos; morava em Planaltina de Goiás.
Daniel Antunes Miranda, de 28 anos; morava em Planaltina de Goiás.
João Pedro Costa dos Santos Morais, de 26 anos; morava no Itapoã, no DF.
Ainda nesta terça-feira (2), os corpos de três das cinco vítimas ainda não tinham sido liberados pelo Instituto Médico Legal (IML). Devido ao estado que foram encontrados, a identificação deve ser feita via exame de DNA e pela arcada dentária.
Outras 11 pessoas, com idades entre 21 e 55 anos, ficaram feridas, apresentando queimaduras e intoxicação por fumaça. Elas foram retiradas durante o combate ao fogo e encaminhadas a hospitais do DF.
Incêndio em casa de recuperação de dependentes químicos no Paranoá
CBMDF/Divulgação
Sede trancada
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o local que pegou fogo estava trancado com cadeado e havia três extintores de incêndio vazios do lado de fora do alojamento.
A perícia foi acionada e os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). A 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, investiga o caso.
Casa de recuperação de dependentes químicos no Paranoá que pegou fogo
CBMDF/Divulgação
Outra unidade interditada
O instituto tem três unidades, duas no Paranoá e uma no Lago Oeste. Segundo a Secretaria de Saúde, a única unidade licenciada, em situação regular, é a do Lago Oeste.
O DF Legal informou que esteve hoje nos dois endereços do Paranoá.
Sobre a unidade que pegou fogo, na chácara 420, o DF Legal informou que pediu informações à Polícia Civil para fazer as autuações necessárias.
Já em relação à outra unidade, na chácara 470, que funciona a poucos metros de distância da que pegou fogo, o DF Legal afirmou que a clínica também foi interditada porque estava com a licença da Vigilância Sanitária vencida. Ainda segundo o DF Legal, Essa outra unidade interditada estava com 63 internos.
Fogo na casa de recuperação de dependentes químicos foi gravado por vizinhos.
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
PREÇOS ELEVADOS: veja quanto custa comer no Congresso e nos arredores; valor do buffet ultrapassa os R$ 80
SOL NASCENTE: homem é detido após atropelar e matar a própria mãe no DF
Veja mais notícias sobre a região no g1 DF.