Suspeito de participação na expulsão de moradores de vila em Pacatuba é preso
06/11/2025
(Foto: Reprodução) Moradores deixam casas para trás e abandonam vila para fugir de facções em Pacatuba (CE)
Um homem de 25 anos foi preso nesta quinta-feira (6) suspeito de participar da expulsão de moradores do bairro Jacarezal em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com essa prisão, o número de pessoas detidas por envolvimento nesse tipo de crime no Ceará subiu para 42.
A prisão aconteceu após informações repassadas por meio do Disque-Denúncia 181, canal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que permite a colaboração da população de forma anônima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O homem estava escondido em um imóvel no bairro Alvorada, em Pacatuba. Ele tentou fugir, mas foi rendido e preso em flagrante em Pacatuba.
Durante a ação, os policiais militares apreenderam uma arma de fogo calibre 9mm e 71 munições intactas em posse do suspeito. Conforme a Polícia, o homem já responde por organização criminosa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas e receptação.
Ele foi conduzido à unidade da Polícia Civil, onde foi autuado novamente por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação.
Território fantasma
Moradores deixam para trás casas com móveis e abandonam vila para fugir de facções em Pacatuba.
g1 CE
Uma vila de casas na cidade de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, tornou-se um “território fantasma” após cerca de 30 famílias serem expulsas por facções criminosas. O g1 foi até a vila e encontrou as casas trancadas, muitas ainda com os móveis dentro, mas sem sinal de habitantes. Em muitos muros, pinturas tentavam apagar os símbolos, ainda visíveis, das pichações das facções.
A área, conhecida como Jacarezal, foi disputada pelos grupos cariocas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) - este último "herdou" o controle do local da Guardiões do Estado (GDE), grupo de origem cearense. Ao fim, a disputa deixou um cenário de abandono e medo.
Outras capturas
36 são presos no Ceará por expulsar moradores de casa
Além da ação em Pacatuba, outras 41 prisões relacionadas a ameaças de expulsão já foram realizadas no Ceará entre agosto e novembro.
De acordo com a SSPDS, as Forças de Segurança do Estado já realizaram, entre janeiro e setembro deste ano, a prisão ou apreensão de 1.851 pessoas, em flagrante ou por mandado, por integrarem organizações criminosas.
O número representa um aumento de 86,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 992 pessoas foram capturadas.
Somente em setembro deste ano, o número de prisões e apreensões por envolvimento com organizações criminosas teve um salto de 279,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados da SSPDS.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: